"Again and again we are reborn. It is not enough simply to be born of the mother's womb. Many births are necessary. Be reborn always and everywhere. Again and again."
Tatsumi Hijikata

sexta-feira, 19 de julho de 2024

2023 e 2024: algumas novidades ou a vida em velocidade de cruzeiro!

"Todas As Coisas Extraordinárias" e "Every Brilliant Thing" contam já com mais de 40 apresentações por todo o país (e Dinamarca!), com participação em vários Festivais e uma digressão em parceria com o PNA (Plano Nacional das Artes) em Escolas Secundárias de todo o país, que tem sido uma enorme aventura!


Entretanto, na Mente de Cão, temos estado a criar a nova peça, a estrear no Outono, "Ensaio Para a Desordem", da Pepa Macua e do Juan Fresina, espreitem aqui.

Outras aventuras, em 2023, foram ... uma viagem transformadora a NY, para investigar com o Mary Overlie Legacy Project e a passagem por Trujillo (Cáceres), para dar "impulso físico" à investigação de um grupo de realizadores de cinema, a convite do Tiago Hespanha, no programa RAW (org. DocLisboa e Márgenes).

















E já em 2024, pelo meio das digressões de TCE/EBT, o acompanhamento artístico à peça "MAE" dos Mochos no Telhado, que estreou no Teatro Viriato em Fevereiro (aqui); o trabalho de movimento com os atores/bailarinos/vocalistas da Margarida Mestre e do João Madeira, em "Vocais e Vegetais" (aqui), a reposição da Gravidade de Um Pássaro em Sesimbra em Abril; a criação, com a Casa da Esquina, de "Elas São 5 Milhões", em Maio, no Convento de São Francisco, em Coimbra (aqui); a estreia de "Sol Em Sangue" com texto da Joana Bértholo, no projeto NOVE da Cem Palcos (aqui), em que cumpri o sonho de criar uma peça para WC. eheh!



Uma aventura especial, que me tem mergulhada nos Verões destes dois anos... é o Projeto Diálogos, da CEM Palcos. O desafio para convidar e acompanhar duplas de artistas, para criar em residência em aldeias de baixa densidade, do concelho de Viseu, em diálogo com as comunidades destes territórios, tem sido muito emocionante. 

Assim, o encontro com Pepa Macua e Mariana Silva, Marina Nabais e Tavo Ivan, Nádia Yracema e Leandro Araújo, em 2023. E este Verão: Marta Cerqueira e Pedro de Aires, Ana Madureira e Maria Isabel Mendonça (quase a estrear!) e Juan Fresina Scotto e Tiago Peres (quase a começar!). 

Imagens destes projetos... aqui.

Este ano, fazemos uma digressão por vários Festivais em Aldeias, com a peça GRITO, estreada por Pepa Macua e Mariana Silva (a partir de testemunhos de mulheres da aldeia de Ribafeita), no contexto do Projeto Diálogos'23, em co-produção com a CEM Palcos e a Fundação Lapa do Lobo.

25 de Julho: 21h30, Lapa do Lobo, Festival Aldeia Cultural.

26 de Julho: 21h30, Casegas (Fundão), XII Festival Sons da Fraga Dura.

2 Agosto: 21h30, Bodiosa (Viseu), Diálogos Extensão.

3 Agosto: 21h30, Campo (Viseu), Diálogos Extensão.

6 Agosto: 21h30, Pombal de Ansiães, FARPA - Festival de Artes.



No Outono... novas outras novas aventuras... até já!