"Again and again we are reborn. It is not enough simply to be born of the mother's womb. Many births are necessary. Be reborn always and everywhere. Again and again."
Tatsumi Hijikata

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CURRICULUM VITÆ


Reside: LISBOA
Telefone: (+351) 218144381
Telemóvel: (+351) 968531838
Cabelos e olhos: castanhos-escuro
Idade de casting: 16-26

Fluente em FRANÇAIS, ENGLISH, CASTELLANO, CATALÀ e ITALIANO


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Teatro criação  
2011   
A Time For Time, 4for4 Company, Jimmy’s 43, NY, USA.
2009   
Emacigarramento, co-criação com Gilberto Oliveira e Sophie Leso, Vagão Associação (Festival Dança.pt, Balleteatro, Porto).
2006/10         
A Fuga de Wang-fô, M. Yourcenar, a solo, Vagão Associação (Lisboa, teatros do artemrede, Centro Cultural Vila Flor, CMAG, Teatro da Cerca, etc)

Teatro interpretação
2011   
Blind Carbon Copy, Companhia Marionet (Teatro da Cerca, Coimbra).
2010   
Maiko Express, Inestética Companhia (Vila Franca e Lisboa).
2009   
Maiko Performance/ Rapidez, Inestética Companhia (V.Franca de Xira).
2009   
Salomé | R. Strauss, Pequena Salomé, Teatro Nacional São Carlos (Lisboa).
2007/08         
8 Exercícios Para Mãe e Filha , Filha, encenação de Felix Ritter e Marta Pisco (Citemor e Teatro da Politécnica, Lisboa).
2007   
Mecenas, Mecenas, direcção Jorge Silva Melo (Artistas Unidos e Fundação C. Gulbenkian, Lisboa)
2006   
Sei Personaggi in Cerca D’Autore, de L. Pirandello, Rapaz, encenação Carlo Cecchi, Teatro stabile dele Marche (3ª tournée: Roma, Milão, Pádova,...)
2005   
Sonho de 1 Noite Verão, de W. Shakespeare, Puck, encenação de Carlo Cecchi (École des Maitres, Limoges, Roma, Porto)
2004   
O Meu Filho Manuel, Joana Grupo Teatro (Lisboa)
2004   
As Lebres , Joana Grupo Teatro (Lisboa)
2003   
A Admirável Branca de Neve , Branca Neve,Teatro Animação Papaléguas (Lisboa)
2003   
Quando Estiver Lá…, encenação Carlos J. Pessoa, Relvinha CBR_X (Coimbra Capital C)
2002   
Danses d’Agost, de B.Friel, Rose, encenação Jordi Oliver, Estúdio Nancy-Tunon (Barcelona).
2002   
Fando y Lis, de F.Arrabal, Lis, encenação Jordi Oliver, Estúdio Nancy-Tunon (Barcelona)
2001   
Despertares, Maestro, encenação Hernan Zavala, Teatro Llantiol (Barcelona)
1999   
A Mulher Canhota, de P. Handke, Mariana/Filho, encenação Rogério de Carvalho, TEUC (Coimbra)
1998   
Há Horas do Diabo, de F. Pessoa e J.L.Pires, Maria, encenação António Sardinha, TEUC (Coimbra e Porto)
1998   
Bodas de Sangue de G. Lorca, Noiva, encenação José Neves, TEUC (Coimbra e Porto)
1997   
Ensaio 31, a partir de Pirandello, encenação de José Neves, TEUC (Coimbra)

Teatro assistência
2008
Estágio com Pippo Delbono, Nouvelle Ecole des Maîtres.
2006
Estágios com Enrique Diaz, Nouvelle Ecole des Maîtres.

Cinema e TV
2003/5
Séries Uma Aventura, SIC e O Crime Não Compensa, Ediberto Lima Produções
2000
La Rosa Negra, curtametragem, Eric Graham Rodriguez (Barcelona)

Vozes
2005-2011      
Locuções e dobragens, português, Addvoices, Magisom (Lisboa)
2006
            Dobragens em espanhol, “Magic Secrets”, para a Zeplin Filmes, Lisboa.
2005   
A Caminho do Natal, Fábulas La Fontaine, português, Gonçalo Pratas, 0 a 8 (Lisboa)
2000/02         
Locuções, Nova Interpretes e Médicos Sem Fronteiras, português, (Barcelona)

Pedagogia
2011/12         
Professora de Interpretação, Espaço Evoé
Orienta ‘Mover a Escuta’, Curso Corpo Zero, Centro Em Movimento
2010/11         
Professora de Improvisação I e II, Escola Superior Artes e Tecnologias de Lisboa
2009/11         
Guia-performer com “Uma Carta Coreográfica” de Madalena Victorino, Territorio Artes, Centro C. Barreiro, Teatro N. D. Maria II e Projecto Musé.
2002/04         
Professora de Oficinas de Teatro, Câmara Municipal de Lisboa, coord. Guida Rainha.

Residências
2011
        Residência com a SITI Company (NY, 3 meses) para formação avançada e pesquisa de criação com Viewpoints e Suzuki, bolsa do Fundo Cultural da GDA.
2010
            Artista residente de Pesquisa e Pensamento, sobre o tema “o trabalho do actor: a escuta e a abertura da percepção”, no centro La Caldera, Barcelona, Espanha.
2009   
Ema Cigarra Not Yet, Residência de Pesquisa e Criação no CENTA, Centro de Estudos Novas Tendências Artísticas, Vagão Associação.
2008
A Fuga de Wang-fo na CMAG, residência para implantação da peça  “A Fuga de Wang-fô”  em percurso e em relação com o espaço e o espólio da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, bolsa do Fundo Cultural da GDA.

Experiência Associativa
2008
Cria a Vagão – Associação para Viagens Culturais e Artísticas: colectivo de artistas de diversas áreas, entendendo “viagem” como a procura de novos processos de criação e simultaneamente de uma proximidade com o público.
1997/9
Produção e direcção no TEUC (Teatro dos Estudantes da Universidade de             Coimbra): realização dos eventos TEUC.60 anos e acTUs – Encontros de Teatro Universitário.
1995/2010
Experiência com animadora e directora de acampamentos de férias; Conselho Directivo (2008/2010), com o Mocamfe – Tempo Livre, associação que pratica um modelo pedagógico de “formação humana integral, em que o afectivo , o físico, o estético, o religioso, o lúdico, o cívico, o individual e o social se articulam, completam e equilibram”.

FORMAÇÃO

Académica e Artística
2011: Mestrado em Teatro-Artes Performativas, 2º ano, Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa (em curso).
2007: Licenciatura em Filosofia, tese final “o actor, o corpo e o sentido” orient. por José Gil, FCSH, Univ. Nova Lisboa.
2002: Conclui o Estudio Nancy-Tunon Formação de Actor (3 anos), Barcelona, Espanha.

Trabalhos Académicos Relevantes na articulação com as Artes
2007
Trabalho Final de Curso: “o actor, o corpo e o sentido [o trabalho do actor omo acto poietico]”, orientação Professor Doutor José Nuno Gil.
2006
“o corpo e o tempo (subsídios para uma análise estético-ontológica sobre o trabalho do actor apoiados em Heidegger e em André)” no âmbito da cadeira de Antropologia Filosófica.
2005
“a ética e o desejo (sobre a teoria dos afectos em B. Espinosa)” no âmbito da cadeira de Filosofia Moderna II.
2003
“educação e comunicação” no âmbito de Filosofia da Educação.
2002
“voltar à tragédia com Federico Garcia Lorca”, no âmbito de Estoria dels Arts Escènics, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (ao abrigo do programa Erasmus)

Estágios
2011
Estágio Skidmore Summer Special (Saratoga Springs, 4 semanas) e Treino Avançado de Agosto (Nova Iorque, 2 semanas), com a SITI Company (NY, EUA).
2010
Treino de Inverno com a SITI Company (Nova Iorque, 5 semanas).
2005
Projecto Thierry Salmon (nova École des Maîtres), Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral, estágio com Carlo Cecchi. (2 meses 1/2 intensivo)
2003
Voz por Luís Madureira e Leitura Encenada por João Grosso (sobre “O Fazedor de Teatro” de Thomas Bernhard), no âmbito do Estágio para Jovens Actores do Teatro Nacional Dona Maria. (2 meses, part-time)
1996/7
Curso de Iniciação ao Teatro do TEUC (Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra) com: José Abreu Fonseca, maestro Edgar Saramago, Paulo Ascensão, Lígia Roque e Rogério de Carvalho (7 meses).

Aulas Regulares
Movimento Contemporâneo Filipe Jâcome, Mariana Lemos e Peter Michael Dietz, CEM, Lisboa (2004-09).
Técnica Vocal, aulas particulares com Joana Machado (2007/11), Sara Belo (2004).
Teatro Físico, com Itziar Iñarritu, escola El Timbal, Barcelona, Espanha (2000/01).

Workshops e Seminários
Seminários Avançados de Interrelação Psico-pedagógica O Corpo Que Pensa com Pia Kramer (coreógrafa e analista), Espaço do Tempo, Portugal.
Teatro Interpretação: O Método com Marcia Haufrecht; Eu e o Outro com Miguel Seabra; Curso de Verão da Mountview Conservatory For The Performing Arts (Mast. Técnica de Mike Leigh Para Actores) Londres, U.K.
Teatro Físico: Yuko Caseki e Ko Murobushi (Butôh), John Mowat (Clown), Turak Cie (Marionetas)
Voz/Texto: João Grosso, Edgar Saramago, Luís Madureira, Margarida Mestre, Lúcia Lemos, Shelley Hirsch
Câmara e Cinema: Aloysio Filho (Lisboa), Jordi Oliver (Barcelona)
Sapateado: Laia Molins (BCN), Marinela Mangueira, Derick Grant e Kerick Jones (Lisboa)
Movimento Contemporâneo: Steve Sparling (vídeoperformance), Lisa Nelson, Ana Mira, Faustin Linyekula, Ana Borges, Anna Papoulis, Ludger Lamers, Amélia Bentes.
Gestão Financeira Para Projectos Culturais, com Rita Guerreiro, Fórum Dança, Lisboa.


Outros conhecimentos e práticas:         
Guitarra, Flauta e Canto Coral (1990/04); Sapateado (2000/04), Kung-Fu (2010/11).